FONE DE OUVIDO X APARELHOS AUDITIVOS
Fone de ouvido é um acessório muito prático e muito utilizado por um grande percentual da população. Cada vez mais tecnológicos esses dispositivos tem se tornado artigos indispensáveis para uso diário. Então, podemos usar fones de ouvido e evitar possíveis perdas auditivas? Sim, sem exagerar no volume e no tempo de uso.
Ouvir música, ver vídeos, fazer e atender chamadas, os fones hoje são itens muito usados, principalmente com o fator tecnológico, onde todo dispositivo eletrônico tende a se conectar com os demais dispositivos para facilitar a integração dos dados do usuário. Porém abusar do volume e do tempo de uso fones de ouvido pode prejudicar permanentemente a nossa audição. O uso contínuo e em alto volume estressam as células responsáveis pela captação do som, estas vão sendo destruídas, e em longo prazo, progressivamente, vão causar uma perda auditiva.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo existem cerca de 1,1 bilhão de pessoas que correm o risco de perder audição devido à exposição exagerada e ao mau uso de aparelhos de som portáteis, smartphones, ruídos intensos em festas, casas noturnas e eventos em geral. A população jovem, em geral, é a maior parcela desse público que têm até 35 anos e são mais inseridos no meio tecnológico.
Deficiência Auditiva consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons. As perdas auditivas têm graus diferentes e começam a ser percebidas quando não conseguimos mais distinguir e/ou compreender certos sons e palavras, o que compromete nossa comunicação, podendo gerar um afastamento do convívio social, afetando a qualidade de vida em vários aspectos.
Com todas essas colocações, imagina-se que o pensamento é que o fone de ouvido deve ser esquecido para não ser prejudicial, mas o fato é que basta usar de maneira mais consciente, limitando o volume e o tempo de uso e escolhendo modelos mais adequados.
Temos que prestar atenção em alguns aspectos primordiais para que usar fones, seja uma operação bem sucedida:
Contando o tempo!
O ideal é não se expor demais, por isso temos que limitar o tempo que ficamos submetidos a sons altos demais. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que não se ultrapasse o tempo de 1 hora.
Temos que prestar atenção em alguns aspectos primordiais para que usar fones, seja uma operação bem sucedida:
Olha o volume: Tenha limite!
Sabe quando tem uma pessoa do seu lado ouvindo música com fone de ouvido e você esta ouvindo esse som junto? Pronto, exemplo perfeito do que não podemos fazer. Ouvir música é super prazeroso e relaxante, usando os fones, tente manter o limite de som mediano, se for se guiar pela barra de intensidade de som dos dispositivos como o telefone, deixe pela metade, o próprio dispositivo às vezes dá a dica que qual altura não ultrapassa o limite do confortável.
Dispositivos de inserção direta, cuidado!
O fone de ouvido intra-auricular fica inserido diretamente no canal, a intensidade do som é mais direta e por isso é muito bom aprender a moderar o volume e dar ao canal o devido descanso entre as utilizações, evitando também, que o conduto fique sem respirar por muito tempo.
Uma opção mais amigável seria utilização do fone de ouvido supra-aural, com cancelamento de ruído, principalmente em locais com muito barulho, onde acabamos errando no volume.
Confira mais no artigo 10 Cuidados para Prevenir Perda Auditiva
LÁ VAI UMA COLINHA PARA SABER O QUE É ACEITÁVEL!
0 a 50 dB, Confortável – faixa correspondente ao som de uma conversa, a OMS não define um tempo limite de exposição a esses sons
50 a 80 dB, Atenção – a exposição de um som nessa intensidade todos os dias, terá reposição da audição mais demorada
80 a 110 dB, Nível de risco – exposição com limite de tempo, barulhos como o secador de cabelo, deve ser suportado por 15 minutos
Acima de 115 dB, Dor – exposição a ruídos intensos causam dores e traumas nas orelhas e só deve ser suportado por 28 segundos, segundo a OMS. Festa em casa noturna chega a 115db, por exemplo, levam de 1 a 2 dias para as orelhas se recuperarem
Confira nosso artigo Implante Coclear – Tudo que voce precisa saber
COMO OS APARELHOS AUDITIVOS CONFRONTAM ESSA TECNOLOGIA!
Existem, hoje em dia, muitos modelos de fones, com aposta de alta tecnologia de melhoramento auditivo, equipados com cancelamento ativo de ruído, com modo transparência, equalização adaptativa, sistema de ventilação para equalização da pressão e amplificador especial de elevada gama dinâmica. Isso permite um controle do som pelos fones de ouvido, com controle do ruído que passa para o canal auditivo vindo de fora e uma oferta de som de qualidade e uma experiência espacial.
Em termos tecnológicos esses fones têm praticamente tudo para ajudar o usuário a obter um melhor som, porém esses fones nunca substituíram a função de um aparelho auditivo. Por isso, para quem tem qualquer nível de perda auditiva, essa tecnologia de conectividade direta já esta presente em algumas linhas de aparelhos auditivos.
A indústria da audição tem procurado a cada pesquisa trazer mais conforto auditivo e acessibilidade para os usuários. Os aparelhos auditivos atuais são repletos de alta tecnologia, com ‘chips’ de viabilidade bluetooth, wireless, onde o aparelho auditivo se conecta diretamente ao seu telefone celular, seu computador, tablete e afins.
Essa conectividade oferta ao usuário a grande oportunidade de, mesmo sendo um portador de perda auditiva, sendo ela de qualquer grau, escutar músicas, ouvir vídeos, chamadas ou qualquer outra forma som gerado pelo dispositivo que está conectado saindo diretamente em seus ouvidos, com todo tratamento adequado que uma prótese auditiva se propõe.
A melhor recomendação para as crianças, adolescentes e jovens adultos que adoram tecnologia, e fazem um uso diário de fones, se atentem aos cuidados! Usem com limite de volume e de tempo! Façam pesquisas sobre a marca e modelo que melhor se adequa a sua utilização. Dê preferencia a modelos menos invasivos, com tecnologia de cancelamento de ruído e com um som mais tratado. Usar não é proibido, abusar do uso sim!! Vamos cuidar da nossa audição!
A parte da população que já possui perda de audição e faz uso de aparelhos ou ainda será um usuário, gosta de tecnologia e faz uso de fones de ouvido, procure um profissional especialista. Fazer acompanhamento da sua audição é a melhor maneira de evitar danos progressivos. Procure aparelhos com essas novas tecnologias que trazem conforto e acessibilidade no mesmo pacote.
Converse com o seu profissional de confiança e faça um teste!
Você sabia desses dados? Gostou dessas informações? Siga-nos nas redes sociais!
Confira nosso artigo O que causa zumbido e como tratar?
A Sonoris Aparelhos Auditivos tem uma equipe preparada para te auxiliar nessa mudança de vida! Ouvir é qualidade de vida e ouvir melhor é viver!