A perda auditiva pode ter um grande impacto na sua vida
Problemas auditivos podem afetar sua vida social. Pode ser um desafio conectar-se com o ambiente ao seu redor, como conversar em um restaurante movimentado ou assistir a um show de música ao vivo.
Com a perda auditiva, você evitará situações sociais e perderá o interesse em atividades que antes gostava. O impacto da perda auditiva na qualidade de vida é muito ruim. Mas não precisa ser assim, pois felizmente, existe solução.
AGENDE UM TESTE DE APARELHOS GRATUITAMENTE
Sinais de perda auditiva
A maioria das perdas auditivas acontece tão gradualmente que você pode não perceber por algum tempo. Esteja atento a estes possíveis sinais:
- Você pode se esforçar para ouvir conversas.
- Você pode ficar cansado com o esforço necessário para escutar.
- Você pode precisar aumentar o volume da TV, mais alto do que antes.
- Você pode perceber que precisa pedir às pessoas que repitam.
- Você pode sentir que pode ouvir, mas nem sempre pode entender o que ouve.
- Pode parecer que as pessoas, às vezes, cochichem
Se você suspeita que tem perda auditiva, lembre-se de que você não está sozinho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Relatório Mundial sobre Audição, existem mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo todo com perda auditiva. Mais de 65% dos adultos acima de 60 anos apresentam algum grau de perda auditiva.
O que causa uma perda auditiva?
Tal como acontece com outros sentidos e funções do corpo humano, nossa capacidade auditiva pode diminuir com o tempo. Este é apenas um desenvolvimento natural à medida que envelhecemos. Outras causas da perda auditiva podem ser:
- trauma ou lesão na cabeça
- fatores genéticos
- exposição prolongada à sons intensos
- uma única exposição a um som muito alto
- condições médicas ou de certos medicamentos específicos.
Como melhorar a audição
A melhor coisa que você pode fazer é entrar em contato com seu clínico geral para descartar quaisquer causas médicas. Na maioria dos casos, eles recomendarão que você consulte um médico otorrinolaringologista, e/ou fonoaudiólogo para uma avaliação mais detalhada.
Durante a consulta com o especialista, você responderá perguntas relacionadas à sua audição. Em seguida, você passará por uma inspeção visual de suas orelhas por meio de um otoscópio. Isso poderá ajudar a identificar a causa da sua perda auditiva, pois é possível estar relacionada a um bloqueio no canal auditivo ou a um problema com a orelha média.
Quais são os tipos de perda auditiva?
Perda auditiva neurossensorial
A perda auditiva neurossensorial é o tipo mais comum. É causada por danos às células ciliadas da orelha interna ou ao nervo auditivo. Na maioria dos casos, essa perda auditiva é permanente.
Perda auditiva condutiva
A perda auditiva condutiva é causada por um problema mecânico na orelha externa ou média, como o cerúmen, que bloqueia a passagem do som até o tímpano. Na maioria dos casos, esse tipo de perda auditiva é temporária e pode ser tratada com medicamentos
Perda auditiva mista
A perda auditiva mista ocorre quando há componentes de perda auditiva neurossensorial e condutiva presentes.
O que acontece durante a avaliação auditiva?
Durante a avaliação da audição, você ouvirá uma série de tons por meio de fones de ouvido. Você será solicitado repetidamente a indicar o que ouve. Isso resultará em um audiograma. Com base nesse audiograma, o fonoaudiólogo poderá dizer em quais frequências e volume você consegue ouvir os sons. Em última análise, isso determina se você tem uma perda auditiva e em que grau.
O eixo vertical do audiograma representa o volume ou intensidade do som, que é medido em decibéis (dB). Quanto mais se move para baixo no eixo, mais alto se torna o som. Zero decibéis no topo do eixo representa o som mais suave que uma pessoa com audição normal pode ouvir. Vermelho é a orelha direita e azul é a orelha esquerda.
O eixo horizontal do audiograma representa a frequência do som e é medido em Hertz (Hz). A frequência aumenta gradualmente à medida que se move para a direita ao longo do eixo. Isso pode ser comparado a tocar as notas graves no lado esquerdo de um piano e, em seguida, mover-se gradualmente para o lado direito, onde as notas se tornam cada vez mais agudas.
Como é definido o grau de uma perda auditiva?
Os fonoaudiólogos às vezes usam um gráfico que é chamado de “banana da fala”. Este gráfico descreve onde os sons usados na fala humana cotidiana ocorrem em um audiograma. Também ajuda a explicar como a compreensão da fala é afetada pelo grau da perda auditiva.
Perda auditiva leve
O piar de um pássaro, uma torneira pingando e outros sons suaves costumam ser difíceis de ouvir. O mesmo ocorre com os sons da fala de alta frequência, especialmente em ambientes barulhentos.
Perda auditiva moderada
O toque do telefone ou do ventilador pode passar despercebido. As conversas em grupo são mais complicadas e cansativas de acompanhar.
Perda auditiva severa a profunda
A música e os sons do tráfego ficam abafados e fica difícil acompanhar as conversas sem muita concentração. Mesmo as conversas individuais podem soar como cochichos e indistintas.
Converse com o seu profissional de confiança e faça um teste!
Você sabia desses dados? Gostou dessas informações? Siga-nos nas redes sociais!
Confira nosso artigo O que causa zumbido e como tratar?
A Sonoris Aparelhos Auditivos tem uma equipe preparada para te auxiliar nessa mudança de vida! Ouvir é qualidade de vida e ouvir melhor é viver!