Molde
A indicação para o uso do molde será baseada no grau e tipo de perda auditiva e quando há casos de perfuração do tímpano. Para que o molde seja confeccionado de maneira personalizada, é necessário primeiro realizar uma pré-moldagem.
O Molde pode ser confeccionado de silicone ou acrílico, e a escolha se deve conforme o grau de perda auditiva, por indicação médica ou conforto do paciente.
Qualquer molde deve ser higienizado de acordo com as instruções do profissional responsável e o paciente deve ser alertado sobre as possíveis alterações que o ouvido (meato acústico externo) pode acarretar ao longo do tempo por questões como: emagrecimento, alargamento do conduto pelo próprio uso do molde, entre outros.
Molde de silicone: proporciona maior conforto e uma ótima vedação. Além de macio, também é hipoalergênico. Sua indicação depende de cada caso, já que ele não permite muitas modificações estéticas devido a algumas particularidades do material.
Molde de acrílico: de material rígido, é fácil de ser modificado, de limpar e possui grande durabilidade. É necessário o cuidado com esse tipo de molde, pois ele pode se quebrar em caso de queda ou impacto no ouvido, podendo causar lesões.
(*) Verifique com o seu profissional de saúde auditiva a sua real necessidade.
Conte com o auxílio e orientações de nossas fonoaudiólogas.